31.10.11

31 de outubro: Dia do Saci

De acordo com um projeto de lei federal nº 2.762, de 2003, o Brasil comemora, no dia 31 de outubro, o Dia do Saci. O objetivo da data é proporcionar visibilidade ao folclore brasileiro em contraposição ao Hallowwen, que tem tradição nos países anglo-saxônicos.
Em defesa das nossas tradições culturais, foi criada a Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci) que busca resgatar os mitos e lendas do nosso povo por meio do ciberativismo e projetos educacionais.
É cada vez mais comum a realização de festas do "dia das bruxas" nas escolas brasileiras. O 'costume' nasceu a partir das instituições de ensino da língua inglesa e filmes hollywoodianos. É fundamental que os educadores debatam o assunto em sala de aula e promovam projetos relacionados ao nosso folclore ressaltando mitos e personagens para que nossas crianças conheçam a tradição do seu povo. Tendo consciência disso, nada impede a realização da festa, uma vez que seja introduzido também os nossos personagens, afinal as crianças gostam de contos misteriosos e de muita diversão. Conheça mais sobre a lenda do século XVIII clicando aqui.