6.10.11

O Brasil está entre as 200 melhores universidades do mundo

Esta semana saiu o resultado da pesquisa que avalia a qualidade das universidades do mundo. O estudo foi realizado pelo jornal inglês The Times, através do Times Higher Education (THE) que produz este tipo de publicação há oito anos. A única universidade brasileira que aparece entre as 200 da listas é  a USP (178º). O THE baseia-se em indicadores relacionados ao investimento de pesquisa, número de doutorandos e estudantes estrangeiros e mais 10 requisitos.
O nosso país também aparece no Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU - sigla em inglês) este ano com a USP entre as 150 e, logo em seguida, Unicamp, UFMG, UFRJ, Unesp, UFRGS e Unifesp. Já no Webometrics Ranking Web of Wolrd Universities, a USP marca a 43ª posição, sendo a melhor colocada entre as instituições da América Latina.
Temos um longo caminho pela frente. Não é fácil competir com centros universitários como Harvard, Stanford, Cambridge ou Oxford, tendo elas um alto nível de investimento em pesquisas e publicações científicas. Vale ressaltar também a história social e de educação no Brasil. Aqui, o magistério sempre foi desvalorizado e deixado para última instancia pelos governantes. Para que nossos universitários tenham um bom desempenho, é necessário que a educação de base seja efetivamente bem estruturada. é mais que evidente que necessitamos melhorar o sistema educacional desde a educação infantil até o terceiro grau e, para isso, a sociedade precisa exigir e cobrar dos políticos uma posição para que não fiquemos envergonhados cada vez que sai uma pesquisa internacional. Só investindo na educação poderemos sonhar um um país mais rico e justo.