27.8.07

Notícia: Enem 2007

No último domingo, dia 26 de agosto, aconteceu o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem www.enem.inep.gov.br). Foram 3,6 milhões de estudantes em todo o país e cerca de 107 mil inscritos na capital baiana. Alguns pretendiam exercitar conhecimentos e habilidades e outros buscavam uma boa pontuação para usar no Programa Universidade para Todos (ProUni prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni), do governo federal, que oferece para esses estudantes a oportunidade de cursar uma graduação em universidade particular e, em algumas delas, o resultado do Enem substitui o vestibular. Já as instituições públicas não aceitam o resultado da prova.

Nas cidades de Salvador, Camaçari, Catu, Candeias, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Santo Amaro, Pojuca, São Sebastião do Passe, São Francisco do Conde e Simões Filho, a numero de abstenção ficou dentro do previsto pela organização local. Foram cerca de 30 dos 128 mil estudantes que faltaram, o que corresponde a 23% do total. Em Ilhéus faltaram mais de 22 mil inscritos, o que representa 30%.

A prova aplicada esse ano teve 63 questões que exigiam menos conhecimentos específicos das disciplinas curriculares do Ensino Médio. O modelo foi elogiado pelos professores de cursinhos. Segundo a matéria publicada no A Tarde on-line (www.atarde.com.br), “o Inep (www.inep.gov.br), instituto ligado ao Ministério da Educação que aplica a prova, afirmou não ter registrado “nenhum contratempo em qualquer das 95.290 salas onde a prova foi aplicada”. Os resultado serão divulgados em novembro no site do Enem. Essa avaliação que foi criada em 1998 e não é obrigatória, mas é a principal forma de seleção para o ProUni (portal.mec.gov.br).