6.9.07

Notícia - Ministro da Educação quer que empresários invistam nas escolas públicas

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu essa semana a parceria entre o governo federal e empresários. O objetivo é trabalhar parcerias no campo de responsabilidade social das entidades com o Plano de Desenvolvimento de Educação.
Segundo o ministro, o MEC tem dados do desempenho das 40 mil escolas públicas existentes no país e isso ajuda a selecionar quais delas deverão ter prioridade. Haddad lembra que não basta pensar nos ganhos imediatos em curto prazo na capacitação do trabalhador atual. É importante pensar se os filhos desses trabalhadores estão tendo acesso a uma educação de qualidade.
Em um discurso do ministro, ao receber a medalha do Ministério Industrial, na sede da Federação das Industrias do Rio de Janeiro, ele declarou que a questão vem sendo discutida pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), que envolve as entidades privadas que investem recursos para os fins públicos por meio de projetos sociais, ambientais e culturais. Segundo publicação do site da Agência Estado, “a idéia é fazer com que os recursos que já são destinados às escolas cheguem àquelas que mais necessitam de apoio imediato para superar suas necessidades”, afirmou o ministro. "O plano ainda está sendo traçado”. Segundo o mesmo site, Ao VivoHaddad disse ainda que está para ser lançado nos próximos dias o primeiro edital para que as universidades públicas possam apresentar projetos científicos para pleitear os recursos previstos na Lei de Incentivo Fiscal à Pesquisa. Os projetos qualificados farão parte de um catálogo a ser presentado à iniciativa privada. "As empresas que decidirem financiar as pesquisas poderão abater até 85% da doação do Imposto de Renda. O empresário pode arcar ainda com o que faltar para o financiamento total da pesquisa, e ele terá participação na propriedade intelectual”, afirmou o ministro.