16.10.07

Comissão de Educação debate PEE com presidente da CUT

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa debateu hoje a tarde o Plano Estadual de Educação (PEE). O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Mato Grosso, professor Júlio César Martins Viana apresentou o posicionamento da CUT em relação ao PEE.
Segundo presidente da Comissão, deputado Humberto Bosaipo (
DEM), essa foi 33ª palestra para elaborar o Plano e a partir de 1º de novembro a Comissão encerra o ciclo de palestras, encaminhando o projeto ao Plenário.
Segundo informações publicadas no jornal O Documento, o presidente da CUT mostrou dados de um estudo realizado em 2006, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (
PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde os números comprovam que a educação de Mato Grosso está em más condições. “Houve uma discriminação gradativa e podemos citar que pais e filhos tiveram índice abaixo do esperado nos últimos dez anos. O espaço que a Assembléia nos proporciona é um privilégio e tenho certeza de que a sociedade reverterá essa situação”, explicou Viana, ao ressaltar que o Ensino Fundamental diminuiu o índice de analfabetismo no Estado. Nessa planilha, ele informa que cerca de um milhão de pessoas não têm acesso ao ensino fundamental. “Quanto maior a faixa etária, maior o contingente de analfabetos”, destacou Viana ao repórter do O Documento .
O presidente da CUT disse que a pesquisa do IBGE mostra que a educação no Estado é vergonhosa e que eles têm propostas como a de promoção de investimento na infraestrutura e equipamentos para as escolas.
Ele também protestou sobre a falta de apoio do próprio Governo Estadual. “Financiar a educação não é uma boa idéia, o que precisamos são melhores condições de serviço para a rede municipal, que se encontra sucateada”, argumentou Júlio.
Para a secretária geral do
Sintep-MT , Mari Keller, o Estado precisa pensar com mais seriedade em prol da educação. Ela admite que a educação estadual ainda necessita trabalhar com metas e objetivos. “Mato Grosso precisa se preocupar com a formação inicial e profissional das pessoas”, lembrou Keller.
A secretária estadual de Políticas Educacionais, Flávia Nogueira, disse que os dados mostrados por Júlio Viana são concretos: “Precisamos trabalhar com metas reais e as propostas têm que ser consideradas para a elaboração do Plano Estadual”, finalizou Nogueira.