16.6.08

Olimpíada de Português

6 milhões de alunos de escolas públicas participarão da Olimpíada de Português


Esse ano, cerca de 6 milhões de estudantes e 200 mil professores de escolas públicas de todo o país vão participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. O objetivo da Olimpíada, que é realizada pelo MEC (Ministério da Educação), é contribuir para a melhorar a qualidade de ensino e aperfeiçoamento a escrita dos alunos do ensino fundamental I e II e do ensino médio.
É esperada a participação de 55.570 instituições públicas Municipais, Estaduais e Federais. Os estudantes escritos, participam de oficinas de texto e desenvolvem prática nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião.



Outras informações:



Os textos para a seleção podem ser enviados até 18 de agosto. A seleção dos trabalhos vencedores será feita em etapas. Na primeira, serão escolhidos 134 mil textos. Na segunda, 25 mil. Em seguida, serão definidos os 500 semifinalistas que seguem para a etapa regional, quando vão ser selecionados 150 textos. A última etapa será o encontro dos finalistas, na capital do país, quando serão apontados 15 vencedores. A premiação será realizada no dia 1º de dezembro.
A premiação será dividida da seguinte forma: os semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleções de livros. Os finalistas, medalhas de prata e aparelhos de som. Os vencedores, além de medalha de ouro, vão ganhar computadores, impressoras. As escolas receberão laboratórios de informática e livros para biblioteca.