27.7.08

8º Jornada Internacional de Educação da Bahia


Educadores da rede pública e particular de ensino estiveram reunidos entre os dias 24 a 26 no Centro de Convenções da Bahia para discutirem questões para otimizar a qualidade do ensino no Estado.
Entre os palestrantes, estiveram presente Philippe Perrenoud, Celso Antunes, Mônica Gather Thurler, Domingos Fernandes e Emília Cipriano que debateram temas como avaliação, auto-estima, formação de professores, adequação curriculares, literatura, inclusão, jogos, música e distúrbios de aprendizagem.
Tendo como foco a formação de profissionais para a sala de aula, o teórico mais procurado pelos inscritos no congresso foi a conferência do sociólogo educador suíço, Philippe Perrenoud. Para ele, o professor deve “oferecer a uma turma atividades diferenciadas pois, os alunos são diferentes e, por isso, têm um tempo diferente”. Criar condições para a aprendizagem dura todo ano e não apenas um dia. Acalmar uma turma é atividade fundamental para criar um ambiente propício para a aprendizagem e isso não é fácil em nenhum lugar do mundo. “A realidade é complexa pois, muitos alunos rejeitam a escola. Normas e condições de atividades forçadas não ajudam. É necessário uma maior reflexão por parte dos professores”, afirma o teórico.
O evento que já acontece há oito anos seguidos em Salvador atrai professores, educadores, coordenadores, supervisores e estudantes de educação não apenas dos baianos, mas de outros profissionais de Estados próximos. Segundo a professora Maria Costa que participa pela primeira vez do evento promovido pela Futuro Eventos, “esse tipo de evento é fundamental para uma maior reflexão da prática pedagógica”. Segundo Cláudia Oliveira que já participou várias vezes do evento, “durante as conferências, é possível pensar sobre o que acontece na sua sala de aula e meditar sobre todo processo de ensino/aprendizagem”, afirma.
Segundo a responsável pelo evento anual no Estado, a Futuro Eventos, o 9º Congresso Internacional de Educação da Bahia já está marcado para o final do mês de julho de 2009 e promete manter o mesmo nível, tanto em relação aos palestrantes quanto aos expositores e toda a equipe que faz desse congresso ser o maior da Bahia.