14.10.08

USP gradua primeira turma indígena em Pedagogia


Na semana do professor, oitenta novos pedagogos são diplomados pela USP (Universidade de São Paulo). De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, esses novos educadores compõem a primeira turma só de indígenas já formada por uma escola de ensino superior do país.
Os formandos já trabalham em escolas das 30 tribos existentes no Estado, ministrando aulas para alunos até a 4ª série do Ensino Fundamental I. Eles foram selecionados e graduados através de uma iniciativa do governo paulista para que possam atuar também nas turmas de 5ª a 8ª série.
O MEC (Ministério da Educação) exige que professores do Ensino Fundamental II tenham a chamada licenciatura plena. Já uma lei vigente no Estado de São Paulo proíbe que professores não-índios dêem aulas em escolas de aldeias. Por isso, a necessidade de graduar os professores indígenas.
Vivem no Estado cinco etnias indígenas: Guarani, Tupi-Guarani, Terena, Kaingang e Krenak. Cerca de 1.500 índios estudam em escolas instaladas em tribos, segundo a secretaria.