17.5.11

MEC: Cartilha para combater homofobia

Depois da aprovação da lei que permite a união homoafetiva, o ministro da Educação, Fernando Haddad, comunicou a elaboração de uma cartilha que será distribuída em seis mil escolas do Ensino Médio da rede pública de ensino com o objetivo de orientar os estudantes sobre a nova estruturação familiar na sociedade, combatendo o preconceito e a homofobia. O tema ainda é delicado e o material passará por avaliação de especialistas.

De acordo com entrevista publicada no site Vermelho, o ministro informa que “o MEC tem sido muito criterioso. As obras que são mandadas para as escolas são clássicas ou passam por uma avaliação. O assunto é delicado, se não fosse, não precisaria ser trabalhado nas escolas. Vamos fazer isso da maneira mais respeitosa com a sociedade”, e concluiu: “Não é uma questão de tomar partido, mas de cumprir uma obrigação constitucional de informar sobre um direito assegurado”. 

A idéia da cartilha tem gerado polêmica entre os mais conservadores. O Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), se posiciona totalmente contra a Lei e também decidiu distribuir cartilhas com conteúdos homofóficos nas portas de algumas escolas. Bolsonario está sendo processado por comentários públicos de teor racista e homofófico.