8.7.11

Waiting for the superman

Se você pensa que o sistema público de ensino é um problema exclusivo dos países considerados subdesenvolvidos ou em desenvolvimento está enganado. Nações de primeiro mundo também sofrem para manterem boas escolas e atingirem bons resultados nas avaliações de qualidade de ensino. Waiting for the Superman é um documentário dirigido por Davis Guggenheim e produzido por Lesley Chilcott que mostra o deficiente sistema americano e o baixo rendimento dos seus estudantes pelo ângulo das famílias e opiniões de alguns especialistas e educadores.

O filme mostra diferentes escolas e a expectativa por parte das crianças de serem sorteadas em uma espécie de loteria para a aceitação em Escolas Charter que possuem boa qualidade e alto índice de aprovação em exames. O problema é que são poucas instituições de qualidade e a procura é muito grande. Por não terem vagas suficientes, as crianças são sorteadas. As que não tiverem sorte, precisam se conformar com as péssimas instituições. Geoffrey Canadá, educador que conseguiu transformar a realidade de uma escola que fica em um bairro pobre e com alta taxa de criminalidade inspirou o título do documentário. Ele conta que passou a infância esperando um tipo de herói ou revelação que mudaria a sua realidade. Assim como ele, crianças de diferentes Estados americanos buscam melhor chance de aprendizado se submetendo às loterias, passando por um processo desestimulante e angustiante até serem ou não sorteados. A frustração das famílias também é retratada por meio de desabafo. O filme buscou recursos de animações para traçar o panorama da educação americana, apresentando dados estatísticos, além de uma breve história dos sistemas educacionais já testados.
O problema da educação americana, de acordo com o documentário, está associado não apenas às políticas públicas governamentais, mas também pela maioria dos professores que são efetivados com dois anos de serviço, possuindo assim estabilidade no trabalho. Ou seja, sem que possam ser demitidos, muitos não se importam com a qualidade das aulas. Um aluno apresenta imagens de professores lendo na sala de aula enquanto os alunos jogam dados no fundo da sala. O sistema americano prevê o que é chamado de dança dos limões, ou seja, as escolas fazem intercâmbio desses professores de baixo rendimento para outras escolas com o objetivo de motivá-los, mas os números mostram que isso não acontece.  
Waiting for the Superman ganhou o Prêmio do Público de melhor documentário de 2010 no Sundance Film Festival e o de Prêmio Critics Choice Movie.   



Site oficial:
Download do documentário: