25.1.12

Com a proposta de reajuste do piso em 22%, Haddad passa a cadeira para Mercadante

Mesmo contra a vontade dos governadores e prefeitos, o Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou oficialmente o novo valor do piso nacional dos professores que deve ser de 22%. Assim, o valor sobre para R$1.450 e entra em vigor ainda este mês (janeiro). Em busca de uma decisão, a reunião no Planalto levou cerca de três horas e terminou sem anúncio oficial. Agora, resta aguardar a a resposta final dos estados e municípios que mostram resistência alegando falta de verba para tal.
Todos os anos, como previsto por lei, o piso nacional dos professores do ensino básico passa por reajustes no primeiro mês do ano tendo como base a variação do valor mínimo por aluno do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Contudo, em 2008, o governo elaborou um projeto de lei e enviou para o Congresso para propor a substituição do valor por aluno do Fundeb pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que, em 2011, registrou elevação de 6,08%. Se essa proposta fosse aceita em dezembro, o aumento não seria de 22% e sim de 6,08%.

Mercadante assume Ministério

O novo Ministro da Educação, Aluísio Mercadante, tomou posse ao lado da presidente, Dilma Rousseff, o ex presidente, Lula, e o ex ministro, Fernando Haddad, que se afastou do cargo para concorrer a prefeitura de São Paulo pelo PT. Em discurso, Mercadante falou da importância da continuidade do trabalho desenvolvido por Haddad: "Não vejo como o seu nome não possa estar entre os grandes ministros da educação do Brasil. E grande com letra maiúscula, pela sua capacidade. Tenho certeza que isso não vai deixar de ser reconhecido". Concluiu falando sobre o seu antigo ministério e aconselhou seu sucessor, Marco Antônio Raupp: "Toda a vez que você apresentar um projeto, um programa, ele passará por uma seção de espancamento (brincou). A primeira coisa que você vai ouvir é 'ele não fica de pé'". Ruapp agradeceu o discurso e informou que continuará mantendo contato com os antigos grupos, inclusive da Agência Espacial Brasileira.
A gestão de Fernando Haddad na Secretaria de Educação foi marcada por uma série de escândalos nos últimos anos, como o caso do suposto roubo e vazamento no Enem, distribuição de kit gay, livros didáticos com erros propositais e atualmente o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que tem se destacado como preocupação de muitos estudantes. Apesar de toda polemica reforçada pela ‘mídia PIG’ e pela oposição, o jovem ex ministro e candidato a prefeito da maior cidade do Brasil deixará um legado que certamente mudou o rumo da educação no país. Em discurso, Haddad ressaltou: "Nosso futuro passa por ciência e educação. É isso que vai nos garantir. Tenho certeza de que eu deixo o ministério relutante. Porque é um ministério empolgante, que empolga todo mundo, sobretudo um professor", e acrescentou: "Aluísio vai levar à frente esta revolução silenciosa que é a educação no brasil. Alguém que com certeza vai avançar ainda mais a educação e eu vou estar lá na minha cidade, torcendo bastante".
Fontes: O Globo, Folha, R7 e Sidney Rezende