29.8.05

Cultura de massa e a telenovela brasileira

Cultura de massa e a telenovela brasileira

Paloma Nogueira



Industria cultural foi um termo criado pelos filósofos Hokheimer e Adorno para falar sobre as manifestações culturais ocorridas pelo surgimento das indústrias do entretenimento na Europa e nos EUA no final do século XIX e início do século XX.
A cultura de massa é também chamada de industria cultural, pois envolve uma variedade de produtos, abrangendo setores de moda, música, lazer, espetáculos públicos, literatura, imprensa, etc. que influenciam de forma direta ou indiretamente na vida da sociedade, tendo como objetivo a obtenção de lucro.
A televisão brasileira é um excelente exemplo para falarmos de cultura de massa, pois o seu objetivo a atingir o maior número de telespectadores no país, que, por sua vez, é constituído por um marcante traço da cultura popular. Para esse consumidor, o gosto narrativo episódico é muito forte. O que explica o grande sucesso das telenovelas brasileiras.
A Rede Globo é a emissora que mais produz novelas. São exibidas cinco telenovelas por dia, sempre tratando de questões atuais, polemizando ou até banalizando uma situação. À tarde sempre exibe reprise de novelas que foram um grande sucesso. No final da tarde é voltado para o público adolescente. Malhação é o nome da "pré-novela" que trata de situações vividas por adolescentes de classe média alta, ditando uma nova forma de agir, pensar e vestir que está além da realidade da maioria da população do país. Logo depois entra no ar outra novela conhecida como novela das seis. Dessa vez o público alvo são pessoas mais idosas. Geralmente é abordado tema de caráter conservador. Depois, entra uma outra novela. Essa de caráter mais cômico e muitas vezes fantasioso, com a intenção de atingir as pessoas que chegam em casa depois de um dia de trabalho. No horário nobre, por volta das nove horas da noite, são exibidas novelas mais bem produzidas, tratando de temas atuais de caráter social, voltado para o publico mais maduro.
Em todas as tramas é observada uma coisa em comum: o consumo desenfreado de produtos de beleza, moda, eletrodoméstico e alimentício. Em muitas cenas, atores fazem uso de muitos desses produtos e, geralmente, emitem comentários a respeito do objeto em questão.
É preciso estar atento para as mensagens subliminares ou até explicitas que são colocadas pelas telenovelas brasileiras, que, apesar de ser uma cultura de massa, atende uma camada mais privilegiada da sociedade, alienando e manipulando a classe popular, fazendo uso da publicidade para criar novos desejos de consumo que vão além das possibilidades financeiras da maioria de seus telespectadores.