29.8.05

REPORTAGEM: Ilha de Maré

Turismo Alternativo
Ilha de Maré
Um paraíso ecológico dividido em quatro praias.

Paloma Nogueira

A Ilha de Maré (16km quadrados de extensão) faz parte da Baia de Todos os Santos.É famosa pelo seu artesanato, culinária, mata atlântica, biodiversidade de espécies vegetais e animais, e pelas suas quatro praias: Santana, Itamoabo, Praia Grande e Praia das Neves, sendo que as três primeiras possuem povoado.
Para chegar é necessário pegar um barco que sai do Centro Náutico da Bahia, do subúrbio de São Tomé de Paripe, percorrendo 13km. O terminal opera com linhas que saem a cada 40 minutos para a Praia de Itamoabo das 8:30 até as 17:30.
Ao chegar, os passageiros precisam entrar na água e percorrer uma distancia de cinco a dez metros até a areia, onde se deparam com casinhas à beira mar, restaurantes de comidas típicas como por exemplo, banana na palha (doce facilmente encontrado em qualquer ponto das praias), além artesãos de castaria de cana brava e ainda pode visitar a comunidade negra no povoado de Praia Grande. Com 10 minutos de barco, na nascente da ilha, encontra-se o museu dos escravos de valor histórico do início do século XVII.
As rendeiras da ilha produzem uma arte centenária passada de mãe para filha chamada de Renda de Bilro. São toalhas de mesa, blusas e outros acessórios produzidos artesanalmente utilizando objetos de madeira como ferramenta de trabalho.
Manifestações culturais religiosas são encontradas nos meses de janeiro (Festa de Nossa Senhora das Candeias) e agosto (Festa de Nossa Senhora das Neves), que são realizadas pela população em festas de largo com barracas e fogos.
A Ilha de Maré possui hoje cerca de 12 mil habitantes, em uma área de 1.378,57 hectares e 16 Km de extensão que seduz o turista pela sua beleza paradisíaca e cultura popular.

Texto adicional:
PRAIAS
Praia de Itamoabo:
Águas mornas e rasas e cristalinas, propícia para o banho em todos os períodos da maré.
Praia das Neves:
É o trecho considerado mais belo, com vegetação ao longo da costa, mar calmo praticamente sem onda, a areia apresentam formações rochosas, margeadas por mangue.
Praia Grande:
Com mangue e pedra e muitas conchas. Aí vive a festeira comunidade negra nagô.
Satana:
O trecho dessa praia é de mangue e muita pedra, sendo imprópria para banho