8.4.08

38% dos brasileiros são analfabetos funcionais



A ONG Ação Educativa, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro (ligado ao Ibope), realizou pesquisa e apontou dados alarmantes que indicam que o Brasil ainda tem muito o que conquistar na área da educação. Segundo notícia publicada no jornal Folha de São Paulo, o estudo indicou que apenas 25% dos brasileiros com mais de 15 anos têm domínio das habilidades de escrita e leitura. Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros consegue compreender totalmente as informações contidas em um texto e estabelecer conexões.

Segundo o levantamento, 38% dos brasileiros podem ser considerados analfabetos funcionais. Desses, 8% são totalmente analfabetos. Os outros 30% têm nível de habilidade de leitura e de escrita muito baixos. Isso que dizer que eles conseguem identificar enunciados simples, mas são incapazes de interpretar um texto mais longo ou com alguma complexidade. Os 37% restantes têm um nível básico de leitura e de escrita são capazes de localizar e de compreender informações em textos curtos. Para 80% dos brasileiros, o ensino fundamental completo possui um nível básico de leitura e de escrita e 20% da população brasileira têm a escolaridade mínima obrigatória (fundamental e médio).

Esses dados demonstram o descaso com a educação, que é um direito garantido pela constituição brasileira e resta aos professores a dura missão de transformar a realidade sem muito auxílio dos governantes que fecham os olhos para a realidades.