14.3.09

Educação indígena – Desafio para consolidar a formação de professores

Apenas 30% têm ou estão cursando o nível superior


Um dos principais desafios é a formação de professores de nível superior para a educação indígena no país. Segundo o coordenador geral da Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Gersem Baniwa, atualmente existem 2,5 mil escolas indígenas, nas quais atuam 12 mil professores. Desse total, 10 mil são índios. No que diz respeito a formação, 80% do total de professores possuem magistério indígena e 30% têm ou estão cursando o nível superior.
De acordo com Baniwa em entrevista concedida a Agência Estado, a capacitação desses profissionais está sendo feita por meio do Programa de Apoio Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). O programa oferece o curso em licenciatura intercultural por meio de parcerias entre o MEC e as universidades públicas. As instituições montam os cursos e o ministério cuida do financiamento. O curso de licenciatura intercultural, na opinião de Baniwa, é fundamental para que seja desenvolvido um projeto pedagógico próprio para a população índia. Historicamente, a educação oferecida aos povos indígenas no Brasil tem sido escolas pensadas e administradas pelos não-índios, lembrou.