8.3.09

Natureza do texto jornalístico digital – Aprendizagem Colaborativa


Criar um espaço onde os profissionais da comunicação possam criar. Esse é o desafio de toda empresa de comunicação do mundo todo, pois o “novo” vende e aumenta as possibilidades de atrair publicidade, gerando crescimento da instituição. A internet tem sido alvo de todas as atenções dessas grandes empresas midiáticas. A cada dia, novos portais são criados e o número de acesso é crescente a cada dia. A questão é: como criar no ciberespaço um ambiente atrativo para o leitor que busca informação não linear, navegando por meio dos hipertextos?
Na web, é possível encontrar, basicamente, quatro tipos de conteúdos: estático (uma informação que não sofre alterações ou mudanças), dinâmico (são as últimas notícias que são atualizadas por minuto) funcional (funciona como uma busca de informações encontradas nas barras ou menus) e o interativo (interação do leitor por meio de correios eletrônicos, o que aproxima o consumidor do autor do conteúdo). O texto escrito para o jornal impresso é diferente do que é exclusivo para a internet. Existe uma problemática nessa mídia que é a dificuldade que o internauta tem de realizar a leitura através da tela do computador. Segundo pesquisas realizadas no campo da linguagem, esse tipo de leitura é 25% mais lenta do que se fosse feita em uma página de jornal ou revista, pois as luzes do monitor é um dos principais vilões.
Para um texto ficar atrativo nesse ciberespaço, o jornalista deve usar palavras mais simples, ser direto, evitar conjunções desnecessárias e criar elementos que atraia o leitor. A web é um espaço totalmente flexivo e a criatividade pode ser uma das ferramentas chave. Por ser um ambiente não linear, as informações devem está completas e claras, oferecendo links para dar possibilidade de se aprofundar mais em um tema específico. É bom observar se o nome do link realmente traduz o conteúdo nele encontrado, pois, muitas, vezes eles não são equivalentes, criando assim uma idéia diferente sobre o que se pensa e o que realmente existe naquela nova página. O desenvolvimento do conteúdo por meio de links é um dos fatores que podem ser determinantes na escolha do site por parte do leitor. Nesse ambiente encontraremos tipos de leituras como o superficial (movimentação rápida dos olhos para verificar o material), varrimento (o leitor focaliza as partes que mais se sente atraído), intensiva (quando o leitor quer uma informação mais apurada) e extensiva (muitos preferem imprimir para ler, pois se torna cansativa).
É importante saber como escrever para o veículo on line. Cuidados como escolha de palavras e prioridades na elaboração do texto é decisiva. O redator deve desenvolver o conteúdo de forma clara, mostrando o posicionamento das suas fontes e, muitas vezes ele trabalha como sendo o próprio editor ao revisar diversas vezes o texto. O primeiro passo é realizar uma pesquisa diante o tema, depois deve-se organizar todas as informações priorizando o mais relevante e eliminando ou optando por links para informações adicionais. O repórter/editor deve escrever seu texto sendo o mais claro e conciso possível para depois editar, dando uma roupagem específica para aquela notícia e depois verificar se está tudo da forma mais adequada ao espaço que será publicado.
Planejar a estrutura da notícia é fundamental. Alguns aspectos como: pano de fundo, elementos multimídia, elementos visuais, etc. são importantes em uma ilustração, o que pode atrair ainda mais o leitor. Nesse espaço, a pirâmide invertida é uma técnica que da certo. O leitor que informações precisas e rápidas e essa estrutura irá proporcionar o que ele deseja. Deve-se ter cuidado também no uso dos adjetivos, anos e décadas, aspas, endereços e evitar também clichês ou metáforas elaboradas. Uma dica importante é substituir números por tabelas. A aprendizagem colaborativa se dá nesse espaço por meio da interatividade (jornalista e leitor) de forma dinâmica e direta.