1.5.09

Escolas particulares têm melhor desempenho no Enem


O Ministério da Educação divulgou essa semana os resultados das mais de 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2008, 74% das instituições de ensino ficaram com nota abaixo da média nacional que foi de 50,52 pontos e 89% das escolas da rede pública ficou com o resultado abaixo da média. Das 20 melhores escolas, 15 são particulares e a maioria se concentra na região Sudeste.
Das 100 escolas com as melhores notas no Enem na Bahia, 10 são federais e 90 particulares. As estaduais não aparecem nessa lista mesmo representado 80% das unidades que oferecem o ensino médio, analisado pelo exame. Essas 100 primeiras escolas têm notas que vão de 76,34 (Colégio Helyos, de Feira de Santana, quinta melhor média do Brasil) a 60,12 (Escola Sagrada Família
, em Coaraci, no sul do Estado). Em Salvador, o melhor colégio foi o Anchieta (Pituba), com 72,41, segundo da Bahia e 53º no Brasil. O Colégio Militar de Salvador (Pituba) pontuou 72,36. A primeira escola estadual Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco, em Vitória da Conquista, aparece na 127ª posição e em seguida surgem os colégios militares de Teixeira de Freitas, Itabuna e Salvador (Lobato e Dendezeiros).
O Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, ficou pela segunda vez com o primeiro lugar com a média total de 80,58 pontos. Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. A média obtida foi de 76,66 pontos, o terceiro melhor resultado no ranking geral. Com exceção do Colégio Helyos, de Feira de Santana, e do Colégio WR, em Goiânia (GO), que ocupam respectivamente o quinto e o sexto lugares do ranking, todas as escolas que estão entre as dez melhores localizam-se na região Sudeste. O ministro da Educação, Fernando Haddad, atribuiu à insuficiência de investimentos o baixo desempenho dos alunos de escolas da rede pública estadual, em comparação aos de escolas privadas, no Enem. O ministro também destacou a situação socioeconômica dos estudantes.